quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

O verão


Caracteristicas do verão
O verão


O  verão esta  ai, esta estação é caracterizada por dias mais longos do que as noites, pois a superfície terrestre fica exposta à luz solar por um período maior em comparação às demais estações do ano. Devido a esta maior exposição à radiação solar, observam-se temperaturas mais elevadas, o que favorece a ocorrência de pancadas de chuva de curta duração e forte intensidade, sobretudo a partir da tarde, de forma localizada e acompanhada algumas vezes por descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Nesta estação do ano, os totais mais expressivos de precipitação ocorrem nas Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país, devido principalmente à ocorrência do sistema meteorológico Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), uma banda extensa de nebulosidade que atua desde o sul da Amazônia até o Sudeste do país, passando pela Região Centro-Oeste e prolongando-se pelo Oceano Atlântico adjacente. Como principais características da ZCAS, temos a convergência de umidade nessas áreas e a persistência das chuva por um período superior a 4 dias o que pode  resultar em acumulados elevados de chuva e provocar transtornos à população.

Além disso, no verão, os eventos de chuva também podem ocorrer em algumas áreas devido à formação de sistemas de baixa pressão atmosférica e eventual passagem de sistemas frontais, ainda de fraca intensidade, que ajudam a formar áreas de instabilidade e até organizar ou fortalecer a ZCAS.
Embora este período seja marcado pela vigência do período chuvoso em áreas do Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país, eventualmente, podem ocorrer períodos de estiagem com duração média de 4 a 15 dias.
Na Região Nordeste, iniciam-se os eventos de chuva no Maranhão, centro-sul do Piauí, oeste e centro-sul da Bahia, porque o sistema climático a zona de convergência intertropical(zcit) fica mais  abaixo do equador.
Na Região Sul, as chuvas são bem distribuídas ao longo do ano.